Extremamente Feminina: Dicas Para Economizar Água em Casa
                                                                                         
                                                                                         

Dicas Para Economizar Água em Casa


Todos nós sabemos que no mundo todo existe apenas 3% de água doce, o que obviamente é muito pouco. Mas, agora estamos no luxo, na abundancia, no tempo de glória, por enquanto. Porque se continuarmos da mesma maneira que estamos agora, se não fizermos nada para melhorar, se não fizermos nada para ajudar a nós mesmo, se não mudarmos, a coisa só passará de ruim para pior. E essa mudança começa nas coisas simples. Aquilo que você já faz sem perceber, pensando que é uma normalidade, do tanto que você já esta acostumado(a) a fazer.
E hoje, vim aqui para relembrar vocês que têm um compromisso contigo mesmo, com o teu futuro, com o futuro dos teus filhos, teus netos, tua família.
Quer conferir que dicas são essas? Continue ligado(a) no post.



1. Já pensou em reutilizar a água liberada pela máquina de lavar? É só colocar um balde na saída de água e reaproveita-la para lavar a calçada ou o carro, por exemplo.

2. Pare de usar a mangueira para lavar áreas externas e o carro. Ao lavar o carro com um balde, por exemplo, você gasta apenas 60 litros de água e não os 560 litros que seriam gastos com a mangueira ligada por 30 minutos. Para limpar a calçada, escolha a vassoura.

3. Fica muito tempo no banheiro? Então diminua o tempo do banho. Um banho de 15 minutos com registro meio aberto leva a um gasto de 135 litros. O mesmo banho por cinco minutos, fechando o registro ao se ensaboar, consome 15 litros. Diferença enorme né?

4. Feche a torneira enquanto escova os dentes. Escovar os dentes por cinco minutos com a torneira aberta gera um gasto de 12 litros de água, enquanto se você molhar a escova, fechar a torneira e bochechar com um copo de água, gastará apenas 0,5 litro.

5. Colete a água da chuva. Coloque baldes de água no quintal para coletar água da chuva e utilize para regar plantas ou lavar o chão.

6. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Organizar a louça antes de lavar e só abrir a torneira para enxaguar ajuda a poupar muita água corrente.

7. Encha as máquinas de lavar roupa e louça. Lavar tudo de uma vez, usando a capacidade plena das máquinas, é a melhor forma de aproveitar a água utilizada. Nada de lavar de pouquinho em pouquinho.

8. Descongele alimentos na geladeira. Nada de usar a torneira. Tire o alimento do freezer um dia antes e descongele na geladeira.

9. Deixe um balde embaixo do chuveiro enquanto a água esquenta. Se você tem o costume de esperar a água esquentar antes de tomar a ducha, deixe um balde embaixo do chuveiro para reutilizar a água depois para regar plantas, encher o pote de água do bichinho de estimação ou lavar a calçada, por exemplo. Além de estar gastando mesno, estara reaproveitando.

10. Use menos água na hora de cozinhar. Será que você precisa encher tanto a panela para cozinhar as batatas? E, para lavar verduras, em vez de deixá-las direto na água corrente, vale deixá-las de molho em um pote com água e solução à base de cloro (produto encontrado em qualquer supermercado).

11. Aproveite a hora do banho para fazer xixi. Não, isso não tem nada de nojento! 95% do xixi é água e os 5% restantes são principalmente ureia e sais. Existe até mesmo uma campanha para estimular as pessoas a aderir a esse hábito.

12. Substituir as descargas de casa por modelos inteligentes. As descargas duplas, por exemplo, que liberam três ou seis litros de água por acionamento são uma boa pedida.

13. Instalar redutores de vazão de água nas torneiras e chuveiros. Esses dispositivos diminuem o fluxo de água e proporcionam uma economia maior, destaca Marcos.

14. Preserve a água da piscina. Se sua piscina ainda não tiver bomba e filtro, está mais do que na hora de chamar um profissional para instalar esses recursos, fundamentais para manter a água limpa por mais tempo. Além disso, é importante fazer a manutenção periódica para monitorar eventuais vazamentos e comprar uma capa para cobrir a piscina quando ela não estiver em uso para evitar a evaporação.



Para finalizar o post, vou deixar aqui uma musiquinha que fala de água e eu acho linda, e é claro, também para vocês descontrair um pouco, a música é a "Planeta Água"


Gente, só de escrever esse post me deu uma sede, huuuum! Vou ir ali tomar minha amada água, hehe.

20 comentários:

  1. Que post maravilhoso ! Gostei de todas as dicas, algumas foi tipo : UAU , pq nunca pensei nisso ?

    Tenho ODIO profundo de pessoas que desperdiçam agua. Quem me conhece sabe ! Ai ai ne ?

    MIL BEIJOS , GI

    www.dojeitinhodagi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, que bom que gostou Gi!
      Também não gosto de ver as pessoas disperdisando água.

      Excluir
  2. Eu economizo água de mais na minha casa, acho que temos que se conscientizar que água é o nosso bem mais precioso e que ela infelizmente está acabando.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, água é muito importante. E que devemos manter sempre. Nunca exagerar demais.

      Excluir
  3. Gostei das dicas, temos que ser conscientes. Me deixa louca, ver pessoas disperdiçando água. Super beijo amore.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Às vezes é até difícil, mas nada impossível!
    Ótimo post seguido das dicas!
    http://escrituras-da-alma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A , isso é muito e super importante , pena que nem todo mundo da bola para isso neé Para a importância da água é fundamental, eu sempre procuro economizar mesmo beijos flor http://thaysigales.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tento economizar aqui em casa, não sei se consigo mas pelo menos o valor da conta abaixou um pouco. http://poderdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal as dicas, é possível sim economizar água e essas dicas ajudam bastante!
    Beijos
    O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  8. Muito legal sua iniciativa, temos que economizar , caso e muito caso contrário ficaremos sem ela.
    Beijos!
    http://bidicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Poisér! A água é uma coisa tão importante e as pessoas parecem nem dar mais valor.

    ResponderExcluir
  10. Arrasou nas dicas Alana, muito boa sua iniciativa de chamar atenção para esse probleminha que deve ser pensado sempre por todas nós.

    Beijosss
    www.blogdamarokah.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post!
    Muito importante conscientizar as pessoas sobre a importância da água para nossa vida.

    Beijos.

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página